12 de abril de 2022

Abdominoplastia ou lipoaspiração: quais são as diferenças?

O que é a abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia estética, feita para a remoção do excesso de pele e flacidez na região da barriga. O principal objetivo da operação é a melhora do contorno corporal e redução de medidas, já que aproxima a musculatura da parte mais externa do abdome. Não é indicada para o emagrecimento, pois não remove o acúmulo de gordura.

A cirurgia de abdominoplastia é feita com uma incisão na parte inferior do abdome e necessita de anestesia peridural ou sedação intravenosa para garantir que o paciente não sofra nenhum desconforto durante a operação. O corte pode ser feito na horizontal ou vertical, variando de acordo com a técnica escolhida.

A seguir, o cirurgião trabalha para tornar os músculos da região mais rígidos e reposiciona a pele para que a barriga fique com um aspecto malhado, sem flacidez. Ao fim, são colocados drenos que impedem o acúmulo de líquidos e, posteriormente, a operação é finalizada com as suturas, curativos e a cinta compressora – que modela o abdome no período de recuperação pós-cirúrgica.  

Categorias

A cirurgia pode ser feita com diferentes técnicas, variando conforme os objetivos desejados por cada paciente. Os principais tipos de abdominoplastia são:

  • Clássica: é o procedimento mais comum, feito através de uma incisão horizontal, que fica escondida na linha do biquini (mesma área da cicatriz cesariana).
  • Em âncora: o nome deriva do formato final da cicatriz, que é em âncora, como um “T” invertido.
  • Mini: é realizada em pacientes com pouco excesso de pele e com umbigo em uma localização muito alta da barriga.

O que é a lipoaspiração?

A lipoaspiração também é uma cirurgia estética, e é realizada para a remoção da gordura localizada. Pode ser feita em diversas áreas do corpo, como braços, costas, papada e barriga. É indicada para o emagrecimento, especialmente para as pessoas que realizam exercícios físicos e dieta balanceada sem conseguir diminuir o índice de gordura corporal.

A cirurgia precisa ser feita com anestesia geral ou sedação intravenosa (variando de acordo com o local a ser tratado). Quando o paciente está anestesiado, inicia-se a remoção da gordura, que é feita através de pequenos furos. Nestas incisões, é inserido um líquido que diminui o sangramento e uma cânula (em formato de tubo) que “solta” a gordura presente no local.

A seguir, o tecido adiposo é aspirado por um aparelho cirúrgico ou seringa ligada à cânula. O tempo da cirurgia varia conforme o local e quantidade de gordura a ser removida. 

Categorias

Por ser uma das cirurgias estéticas mais buscadas no mundo todo, a operação tem adquirido técnicas cada vez mais inovadoras. Os principais tipos de lipoaspiração são:

  • Lipoaspiração tradicional: é o método mais comum nas salas cirúrgicas, e é indicado para a remoção de grandes quantidades de gordura, especialmente na barriga.
  • Lipo Lad: também conhecida como lipo HD ou lipo 3D, é uma cirurgia que busca a alta definição do abdome, retirando a gordura e esculpindo a área para realçar os músculos e criar um aspecto mais “tanquinho”.
  • Lipo de papada: a cirurgia é proporcionalmente menor devido à área, e é feita para remover o excesso de gordura na região abaixo queixo e no pescoço com pequenas cânulas.
  • Lipoescultura: além de remover o excesso de gordura corporal, o procedimento permite que a gordura retirada seja enxertada em áreas como glúteos e o coxas para aumentar o volume da região. 

Diferenças entre abdominoplastia e lipoaspiração

Em resumo, as principais diferenças entre as cirurgias estão nas indicações das mesmas. Enquanto a lipoaspiração visa a remoção de gordura localizada em diversas áreas do corpo, proporcionando emagrecimento, a abdominoplastia é realizada apenas no abdome, e é feita para remover o excesso de gordura e melhorar a definição da área.

Lipoabdominoplastia  

Você sabia que os procedimentos podem ser combinados? A cirurgia, conhecida como lipoabdominoplastia, pode ser feita em homens e mulheres que desejam melhorar os contornos corporais, com foco na área da barriga.

O método proporciona a redução da gordura abdominal, definição dos músculos e remoção do excesso de pele e flacidez.

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat