Rinoplastia

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil é atualmente o país que mais realiza procedimentos estéticos no mundo. E um dos procedimentos preferidos do público é a rinoplastia. Esta cirurgia de pequeno porte é realizada a fim de remodelar a estrutura do nariz para gerar harmonia ou solucionar problemas respiratórios.

O QUE É RINOPLASTIA?

O procedimento de rinoplastia consiste em uma pequena cirurgia que trabalha com alterações na parte óssea e cartilaginosa do nariz. Ela é realizada com fins estéticos, para aumentar ou diminuir o tamanho e também para alargar ou afinar a estrutura do nariz.

 A intervenção pode ser feita também para reparação de problemas. Os mais comuns são para desvio de septo e hipertrofia dos cornetos nasais.  Em casos de fratura do nariz, a rinoplastia também é empregada para devolver a forma harmônica do local e funcionalidade respiratória.

TEM UMA IDADE IDEAL PARA FAZER RINOPLASTIA?

Uma pessoa pode ser submetida a esta operação a partir dos 13 anos. Pacientes com mais de 60 anos devem fazer uma avaliação com o médico, além de exames específicos para saber se estão aptos ao procedimento.

COMO A RINOPLASTIA É FEITA?

Existem duas técnicas para a realização da rinoplastia: a exorrinoplastias, também conhecida como “aberta”; e a endonasal, comumente chamada de “fechada”. Na primeira, que é a mais realizada, são feitas pequenas incisões na base do nariz, na parte interna de cada narina e entre elas. Já o procedimento feito com a técnica fechada, cria incisões apenas dentro das narinas.

A cirurgia plástica de rinoplastia consiste em descolar a pele da cartilagem e do osso. Em seguida, o médico prosseguirá com as raspagens até chegar ao resultado desejado. Quando esta etapa for concluída, a derme é novamente unida às estruturas.
O procedimento é realizado com anestesia geral ou local com sedação, dependendo do caso.

A operação leva de uma a cinco horas. Esta questão depende de cada rosto e suas propriedades, e as manobras necessárias que o cirurgião plástico adotará para a realização.

A RINOPLASTIA DEIXA CICATRIZES?

Geralmente elas são quase imperceptíveis. Porém, dependendo da técnica empregada, poderá haver uma cicatriz na columela (região central que divide as narinas), ou na lateral do nariz, quando a cirurgia visava reduzir a largura. Mas com o passar do tempo, as marcas tendem a ficar imperceptíveis.

PÓS-OPERATÓRIO DA RINOPLASTIA

Após o procedimento, o paciente ficará internado entre 12 e 24 horas, dependendo de cada caso. O local da operação é engessado por sete dias e, após este período, um curativo é feito por uma semana.

Algumas manchas roxas aparecerão no local, mas irão sumir após, aproximadamente, 21 dias. Enquanto elas estiverem presentes, o paciente não deve se expor ao sol.

Em relação a dormir, recomenda-se que o paciente se mantenha com um travesseiro que deixe a cabeça levemente inclinada durante a noite. Não se aconselha que a pessoa durma de lado, mas sim, com a barriga para cima.

Atividades físicas devem ser evitadas por 40 dias após o procedimento. A prática de esportes de contato é vetada durante quatro meses, pois a região ficará frágil neste período.

QUANDO OS RESULTADOS SURGEM?

Logo após a operação é possível ver a diferença na estrutura do nariz. Porém, o resultado só estará totalmente visível após cerca de ano da cirurgia, já que a região ainda ficará levemente inchada por um período de 10 a 12 meses.

QUAL O VALOR DE UMA RINOPLASTIA?

Para definir um valor à operação, o paciente deve fazer uma avaliação com um cirurgião plástico para definir a melhor técnica para resolver o problema funcional ou estético, de acordo com os objetivos de cada um.  

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat