Lipoescultura

A lipoescultura é uma cirurgia estética feita através da remoção de gordura do paciente e da inserção desse mesmo material em locais para os quais se pretende levar mais volume. O procedimento é indicado, na maioria das vezes, para pessoas que não estejam satisfeitas com alguma região do corpo e estejam buscando alternativas para isso. Uma das grandes vantagens desse procedimento está no material utilizado que, por ser retirado do próprio paciente, apresenta menos probabilidade de rejeição pelo corpo.

O que é a lipoescultura?

A lipoescultura nada mais é do que a união de dois procedimentos: a lipoaspiração e do enxerto de gordura. Através da lipoaspiração, é feita a retirada da gordura de áreas onde exista o excesso e, em seguida, a inserção desse mesmo material retirado do paciente em regiões do corpo onde se pretenda dar volume, como mamas, glúteos, coxas, queixo e ao redor dos olhos, por exemplo.

Como é feita a lipoescultura?

De início, é feita a retirada de gordura através da lipoaspiração. Esse procedimento pode ser realizado através de anestesia geral ou sedação intravenosa, dependendo da região onde vão ser feitas as intervenções. Na sequência, é feita a delimitação da área de onde será feita a retirada de gordura, e pequenos orifícios são feitos na região – por onde será introduzido um líquido que tem o objetivo de diminuir o sangramento e o trauma. No passo seguinte, um tubo (cânula), é inserida através dos mesmos orifícios e o processo de soltura da gordura da região é feito. Depois disso, essa gordura é aspirada através de um aparelho acoplado à cânula, indo para um recipiente separado. Nesse reservatório é feita a limpeza do material, retirando as células rompidas e o sangue. Em seguida, através de microinjeções, essa gordura é enxertada no local onde se pretende dar volume. Para que se enxergue os resultados, apenas uma sessão é necessária.

Lipoescultura: Volume para o corpo e harmonização para o rosto

A lipoescultura pode ser feita, entre outras opções, se o intuito do paciente é aumentar o volume dos glúteos, remodelar as coxas, aumentar o volume das mamas ou dá-las mais assimetria, além de rejuvenescer o rosto, atenuar as rugas ou as linhas de expressão ou fazer a harmonização facial.

Para quem o procedimento é indicado?

O procedimento é indicado para homens e mulheres que estejam insatisfeitos com alguma parte do corpo e que busquem resolver isso. É contraindicado que pacientes que tomem anticoagulantes, que possuem problemas hepáticos, renais, diabetes, problemas de colágeno ou no sistema imunológico façam o procedimento.

Pós-operatório

É comum o aparecimento de dor, inchaço e hematomas, sendo os 3 primeiros dias os mais dolorosos, quando é receitado o uso de analgésicos. Esses sintomas desaparecem após 3 ou 4 semanas do procedimento.  É recomendado repouso e que se evite esforços físicos no primeiro mês de recuperação. As cicatrizes do procedimento são permanentes e tem uma evolução variável, que depende de cada paciente. Para se obter melhores resultados, é de extrema importância que se siga todas as indicações sobre o pós-operatório feitas pelo cirurgião.

As vantagens da lipoescultura

Uma das principais vantagens da lipoescultura diz respeito ao material utilizado. Por ser a gordura retirada do próprio corpo do paciente, a possibilidade de haver a rejeição pelo corpo é considerada baixa. Esse material pode ser utilizado para minimizar os efeitos do avanço da idade, bem como fazer correções e aumento do volume de determinadas regiões do corpo. O efeito desse procedimento pode ser tanto funcional quanto psicológico, pelo fato de que aumenta a autoestima dos pacientes. Além disso, ele apresenta a vantagem de ser considerado minimamente invasivo.

Quem eu devo buscar para fazer esse procedimento?

Para atenuar os riscos de possíveis complicações, indica-se que seja feita uma escolha rigorosa do profissional responsável. Sempre se indica que para fazer esse tipo de procedimento se opte por profissionais com ampla experiência na área e que, além disso, sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat