Braquioplastia
A braquioplastia é a cirurgia indicada para quem quer corrigir a flacidez e o excesso de pele nos braços, muitas vezes provenientes de fatores como os genéticos, o avanço da idade ou a perda brusca de peso. O procedimento dura em média 3 horas e alguns cuidados precisam ser tomados no pós-operatório.
O que é a braquioplastia?
A braquioplastia é um procedimento cirúrgico feito com o intuito de corrigir o excesso de pele e a flacidez nos braços, principalmente na região do tríceps (parte de trás dos braços), evitando o balançar do braço no “tchauzinho”, por exemplo. O procedimento pode ou não estar vinculado à lipoaspiração. Caso não exista acúmulo de gordura no local e mesmo assim os braços estejam com excesso de pele ou flacidez, apenas a braquioplastia é necessária.
Por que a flacidez e o excesso de pele nos braços acontecem?
Esses fatores de descontentamento com os braços podem ocorrer por uma série de motivos. Entre os mais comuns estão a perda elevada de peso, o envelhecimento e a predisposição genética. Esses fatores acabam muitas vezes fazendo com que a pele da região perca sua elasticidade e que, assim, ocorra a flacidez ou o excesso de pele.
Para quem o procedimento é indicado?
A braquioplastia é um procedimento indicado para pessoas que perderam uma quantidade grande de peso através de dietas, exercícios físicos ou cirurgia bariátrica e ficaram com os braços flácidos ou com excesso de pele, à pacientes que tenham predisposição genética à flacidez ou que tenham adquirido essa condição com o avanço da idade. Além disso, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) indica que o paciente não seja fumante, que não esteja acima do peso e que não sofra grandes variações nele e que não tenha nenhuma doença que aumente os riscos da cirurgia ou que prejudique a cicatrização das incisões.
Como é feito o procedimento?
O primeiro passo da cirurgia é a anestesia, que pode ser geral ou local, dependendo de cada caso. Na sequência, é feita uma incisão na pele, na parte interna do braço. O tamanho dessa incisão depende da quantidade de pele que precisará ser corrigida, podendo, em casos raros, chegar até a axila. A cirurgia dura em média 3 horas, dependendo da quantidade de pele a ser retirada. Quando vinculada a outros procedimentos, o procedimento dura mais tempo.
Como ficam as cicatrizes da braquioplastia?
Uma das principais apreensões de quem pretende fazer o procedimento é quanto as cicatrizes. Felizmente, elas ficam na região interna ou posterior do braço e na dobra da axila, locais escondidos e facilmente cobertos por camisetas ou blusas.
Cuidados no pós-operatório
No pós-operatório, alguns cuidados são necessários. A complicação mais comum dessa cirurgia é a abertura espontânea da pele onde ocorreu a sutura. Para evitar isso, é necessário um cuidado com a movimentação dos braços por algumas semanas. Além disso, indica-se o uso da malha compressiva por 1 mês, que se evite esforços físicos, como musculação, e movimentos intensos dos braços por 3 semanas, que a área operada não seja exposta ao sol e que, em caso de edemas, seja realizada a drenagem linfática.
Qual profissional eu devo buscar para fazer o procedimento?
Como todas as cirurgias, a braquioplastia também apresenta possíveis complicações. Entre elas estão os hematomas, infecções, irregularidades na pele, entre outras. No entanto, uma boa forma de atenuar os riscos é através da escolha do profissional responsável pelo procedimento. Sempre se indica que para fazer esse tipo de procedimento se opte por profissionais com ampla experiência na área e que, além disso, sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).