Cirurgias Pós-Bariátrica

Pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica, sofrendo considerável perda de peso, muitas vezes têm certa dificuldade em lidar com o excesso de pele e tecido provindo da diminuição de volume das regiões do corpo. Apesar de uma cirurgia bariátrica melhorar a saúde e a autoestima do paciente, muitas vezes um procedimento pós-bariátrico é passo fundamental no processo de finalização.

O que é a cirurgia pós-bariátrica?

A cirurgia pós-bariátrica não é um procedimento, mas sim um conjunto de procedimentos possíveis para que se faça a finalização da perda de peso, reparando algumas possíveis fontes de insatisfação que ficaram do procedimento bariátrico. Abdominoplastia ou dermolipectomia, mamoplastia, braquioplastia, cruroplastia, lipoaspiração e lifting facial são alguns dos tipos de cirurgias plásticas reparadoras mais procuradas por pacientes que fizeram a cirurgia bariátrica.

Por que fazer a pós-bariátrica?

Após a cirurgia bariátrica e a redução de peso, muitas vezes a pele e os tecidos não estão mais do tamanho adequado para o corpo, que teve seu volume reduzido, e não possuem elasticidade para se adequar. Como resultado desse processo, é possível que o paciente fique com os braços flácidos, os seios achatados, com a pele do abdômen e da zona inferior das costas estendidas, semelhante a um avental, ou com as coxas, virilhas e nádegas flácidas. A intervenção cirúrgica com um ou uma combinação de procedimentos estéticos de contorno corporal pode melhorar a forma e o tônus do tecido, além de remover excessos de gordura e a flacidez da pele, gerando contornos mais naturais e, por consequência, uma melhora na autoestima no paciente.

Para quem as cirurgias pós-bariátricas são indicadas?

A pós-bariátrica é indicada para pessoas que se submeteram ao procedimento bariátrico e que ainda julguem necessário algum procedimento de contorno corporal. É importante que antes de fazer o procedimento o peso esteja estabilizado, podendo causar problemas se houver o ganho ou a perda de peso, como a flacidez, estrias e cicatrizes.

O quadro ideal para realização do procedimento é de adultos de qualquer idade, que não tenham condições médicas que possam vir a prejudicar a cicatrização ou aumentem os riscos da cirurgia, que não sejam fumantes, que tenham uma vida saudável referente à alimentação e exercícios físicos e que estejam com expectativas alinhadas quanto as possibilidades do procedimento. Mas somente um médico pode determinar de a pessoa é ou não candidata aos procedimentos pós-bariátricos.

Como são feitos os procedimentos?

Como são vários procedimentos diferentes, cada um possui suas especificidades. No entanto, existem algumas semelhanças entre eles. As anestesias possíveis incluem sedação intravenosa e anestesia geral, sendo que a melhor opção será indicada pelo médico. Quanto aos procedimentos, todas as cirurgias de contorno corporal demandam incisões que servem para remover excessos de pele. O tamanho e padrão das incisões dependerão da quantidade e da localização da pele a ser removida. Algumas vezes, as técnicas permitem que esses cortes sejam feitos em locais estratégicos, que podem ser escondidos por sungas, biquinis ou roupas íntimas. Usualmente, esse tipo de cirurgia é feito em etapas. São levadas em conta na definição do plano cirúrgico questões como condições particulares, expectativas, bem como opiniões do cirurgião plástico.

Eu posso fazer mais de um procedimento?

As associações de procedimentos são possíveis. No entanto, dependem de avaliação individual, de acordo com as características do paciente, as conveniências e a disponibilidade de tempo de recuperação, ponderando as vantagens e desvantagens de tal associação.

Quem eu devo procurar para fazer a pós-bariátrica?

Como em todo procedimento cirúrgico, a busca por profissionais experientes na área, que tenham boas indicações e que sejam membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é essencial para que os riscos dos procedimentos sejam minimizados.

Quando custa a cirurgia pós-bariátrica?

Não existe um valor fixo para o procedimento, já que pode ser feita apenas uma ou um conjunto de procedimentos. O valor dos procedimentos pós-bariátricos só é possível de ser determinado após uma avaliação médica.

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat