TOXINA BOTULÍNICA

Na imagem aparece o rosto de uma mulher, com close na testa e na região dos olhos, e as mãos de um médico usando luvas cirúrgicas com os dedos polegares e indicadores posicionados na testa, simulando uma consulta.

O tratamento estético mais realizado no mundo, a toxina botulínica atenua linhas de expressão e rugas dinâmicas através do bloqueio dos impulsos musculares, fazendo com que eles relaxem e não possam ser contraídos, impedindo a formação das rugas. Além disso, pode ser usado para tratamento da hiperidrose, bruxismo e sorriso gengival.

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridim botulinum, cuja principal utilização é para prevenir ou amenizar rugas e linhas de expressão. Além disso, a toxina botulínica também trata casos de hiperidrose (suor excessivo), bruxismo e sorriso gengival.

Como é aplicada?

Primeiro o paciente passa por uma avaliação, onde o médico irá identificar as áreas do rosto que necessitam intervenção, dependendo dos problemas a serem tratados e dos objetivos do paciente. Após as marcações feitas, o médico injeta a toxina botulínica com o auxílio de uma agulha em pontos estratégicos do rosto.

Para que serve a toxina botulínica?

Para fins estéticos, a toxina botulínica pode ser aplicada para bloquear o impulso que orienta o músculo, fazendo com que ele relaxe e não se contraia. Assim, não são formadas as rugas dinâmicas, que são aquelas que aparecem quando fazemos alguma expressão facial, como sorrir ou enrugar a testa, por exemplo. E além de impedir o aparecimento das rugas, a toxina botulínica também atenua esses vincos, já que com a diminuição da contração muscular, elas tendem a ficarem mais suaves.

Outro uso bastante comum da toxina botulínica é no tratamento da hiperidrose (suor excessivo). Quando aplicada, a toxina paralisa a produção das glândulas sudoríparas nas palmas das mãos e dos pés e também das axilas.

Pessoas que quando sorriem expõem muito a gengiva também podem corrigir o sorriso gengival com a aplicação da toxina botulínica. Casos de bruxismo (ranger dos dentes) também podem ser tratados com a toxina, bem como a correção de assimetrias faciais, como sobrancelhas desalinhadas, por exemplo.

Efeitos

Os primeiros efeitos da toxina botulínica são observados logo após a primeira aplicação, e atingem seu auge certa de 10 dias após o procedimento.

Duração

A toxina botulínica dura cerca de seis meses no organismo. Depois desse período, são recomendadas sessões de manutenção, dependendo da orientação médica.

Diferença entre preenchimento facial e toxina botulínica

Embora os dois tratamentos sejam muito utilizados para combater os sinais do envelhecimento, eles possuem naturezas distintas. Enquanto a toxina botulínica tem a função de paralisar os músculos da face para impedir a contração muscular, e assim evitar o surgimento de rugas, o preenchimento facial é feito com o uso do ácido hialurônico e tem a função de preencher rugas e sulcos e hidratar a pele.

Os dois procedimentos podem ser combinados para melhores resultados, de acordo com a necessidade de cada paciente e a avaliação do médico.

Toxina botulínica pode ser usada nos lábios?

Não. Pacientes que desejam aumentar o volume dos lábios ou corrigir assimetrias devem optar pelo preenchimento com ácido hialurônico.

Existe idade mínima para começar a usar a toxina botulínica?

Não existe uma idade mínima, já que a toxina botulínica também pode ser usada como um preventivo ao surgimento de rugas e linhas de expressão, que são aquelas que se formam quando contraímos os músculos da face. Mas se essas rugas não forem tratadas cedo, elas podem de tornar permanentes e ficarem visíveis mesmo com o rosto relaxado. Portanto, a toxina botulínica pode ser usada assim que os primeiros sinais do tempo resolverem aparecer, de acordo com o grau de insatisfação do paciente e da avaliação médica.

Quando custa a toxina botulínica?

Não é possível estipular um valor único para a aplicação da toxina botulínica, já que as áreas a serem tratadas, a quantidade do produto e os objetivos variam conforme o paciente. Portanto é necessária uma avaliação médica para que seja determinado o melhor protocolo de tratamento, e estipulado o valor.

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat