Ninfoplastia

Muitas pessoas sentem insegurança com algumas partes do corpo, como nariz, orelhas, seios, etc. Da mesma forma, algumas mulheres têm esse mesmo sentimento quanto à sua região íntima. Muitas vezes, isso se dá pela hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, que podem, além de causar este desconforto estético, influenciar funcionalmente, promovendo dor na hora da relação sexual ou dificuldades na higiene da área.

O que é a ninfoplastia?

A ninfoplastia é uma cirurgia íntima feminina que realiza a redução e a correção de assimetrias dos pequenos lábios vaginais – estruturas que têm como principal função direcionar o jato de urina e de proteger a vagina, evitando a entrada de micro-organismos que podem causar a infecção. É considerada uma cirurgia estética que corrige a aparência da região, mas também pode ser funcional, tendo em vista que, no caso de pequenos lábios muito volumosos, pode ocorrer dor na relação sexual e incomodo ao usar roupas muito apertadas ou realizar atividades físicas. Quando indicada, a cirurgia íntima feminina também pode alterar o tamanho e formato dos grandes lábios.

Quando a ninfoplastia é indicada?

A cirurgia normalmente é indicada para pessoas que têm incômodo estético e, muitas vezes, por consequência, psicológico, quanto aos pequenos lábios. Pode ser feita, também, quando existe a dificuldade de higienizar a região ou quando o tamanho dos pequenos lábios causa dor no momento da relação sexual.

Como é realizada a ninfoplastia?
O cirurgião retira parte dos pequenos lábios e reconstrói essas estruturas. O procedimento pode ser realizado através de uma série e técnicas diferentes. Algumas delas utilizam anestesia local, enquanto outras utilizam peridural, raque ou geral. Pode ser realizado com corte ou através do uso do laser. Os pontos normalmente são absorvíveis e não precisam ser retirados posteriormente. O procedimento dura, em média, de quarenta minutos até uma hora e meia. A cirurgia demora em torno de 30 a 90 minutos, o paciente pode receber alta cerca de 7 horas após o procedimento e, por se tratar de uma cirurgia de pequeno porte, pode ir para casa no mesmo dia. Os resultados da cirurgia, por conta do inchaço do local, só podem ser vistos 2 meses após a cirurgia, podendo levar até 6 meses para que se possa ver o resultado definitivo.

Como é o pós-operatório?

No pós-operatório, algumas precauções devem ser tomadas. Entre elas estão o repouso, que deve ser mantido por de 2 a 3 dias após a cirurgia para pessoas que não trabalhem com esforço físico e de 3 semanas para quem necessita fazer esse esforço ou que precise caminhar muito. Os exercícios físicos podem ser retomados três semanas após a cirurgia, desde que se evite aparelhos que pressionem a região. A higiene deve ser feita com água e sabão neutro, tanto no banho como depois de urinar. No que tange ao vestuário, deve-se evitar roupas apertadas, a fim de deixar a área bem arejada. Quanto as relações sexuais, podem ser retomadas de 30 a 45 dias após o procedimento, quando os pontos já estão bem resistentes. É importante que as recomendações de seu médico sejam seguidas rigorosamente, com a possibilidade de prejudicar os resultados caso isso não seja feito.

O procedimento deixa cicatriz?

Como toda a cirurgia, a ninfoplastia também deixa cicatriz. No entanto, a boa notícia é que ela é extremamente discreta, por conta das características da pele do local e também devido à área onde é localizada.

Quanto custa o procedimento?

O valor da ninfoplastia depende das necessidades e especificidades de cada caso, conforme norma estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina. Desta forma, só pode ser estipulado após avaliação presencial em consultório médico, onde a paciente será analisada e o procedimento ideal estipulado.

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat