Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento feito desde os anos 80 que visa remover a gordura localizada. Pode ser feita em homens e mulheres que desejam perder esse excesso de gordura, mas não conseguiram por meio da academia e alimentação adequada.

O que é a lipoaspiração?

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo fazer o tratamento da gordura localizada. Ela faz a remoção do excesso de gordura de áreas do corpo como barriga, costas, coxas e braços. A cirurgia teve seu início nos anos 80, se tornando, depois de quase 40 anos, a cirurgia plástica mais realizada.

Quem são os pacientes ideais de uma lipoaspiração?

Indica-se o procedimento para pacientes que já fizeram a tentativa da eliminação da gordura através de exercícios físicos e alimentação correta, mas que, mesmo assim, ainda mantém algum excesso de gordura localizada. São considerados pertencentes ao quadro ideal, ainda, aqueles que têm boa saúde, pele firme e elástica e que possuam áreas de gordura desproporcionais ao restante do corpo. Além disso, espera-se que o paciente tenha uma percepção real dos resultados que podem ser alcançados, sabendo que a lipoaspiração não é substituta para a perda de peso através de exercícios e alimentação e que, caso não mantenha atenção aos hábitos, a gordura em excesso pode retornar.

Como é feito o procedimento?

A lipoaspiração pode ser realizada através de anestesia geral ou sedação intravenosa, dependendo da região a ser tratada. Depois da anestesia, é feita a delimitação da área de onde será feita a retirada de gordura e pequenos furos são feitos na região, por onde será introduzido um líquido, que tem o objetivo de diminuir o sangramento e o trauma, e um tubo (cânula), que é utilizado para soltar a gordura da região. Depois disso, a gordura é aspirada através de um aparelho acoplado à cânula. A duração da cirurgia depende de qual a região tratada e da quantidade de gordura a ser removida.

Posso associar a lipoaspiração com outros procedimentos?

Associações com outras cirurgias podem sim ser feitas. No entanto, deve ser levado com conta o número de horas limite para cirurgia, delimitado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), bem como a avaliação do cirurgião referente à segurança. Entre as técnicas que podem ser associadas à lipoaspiração estão a mamoplastia, a abdominoplastia e as cirurgias faciais.

Como é o pós-operatório?

O pós-operatório varia de pessoa para pessoa, dependendo do seu organismo e da quantidade de gordura que foi retirada. No entanto, geralmente as atividades normais do dia a dia podem ser retomadas em uma semana. O inchaço e as manchas roxas causadas pelo procedimento normalmente persistem por de 15 a 20 dias. Entre os cuidados que podem ser tomados no pós-operatório estão o repouso de 3 dias, a alimentação equilibrada e a grande ingestão de líquidos e a procura por ficar com as pernas para baixo e manter caminhadas diárias de aproximadamente 2 horas. Vale ressaltar que é de extrema importância que os cuidados indicados pelo seu cirurgião sejam amplamente seguidos para que os resultados da cirurgia sejam ainda mais satisfatórios. O resultado final do procedimento pode ser visto, em média, 3 meses após o procedimento, dependendo do organismo de cada paciente e dos cuidados tomados.

Quanto custa a lipoaspiração

Os custos da lipoaspiração dependem das especificidades de cada caso, conforme norma estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina. Assim, o valor deve ser estipulado após avaliação presencial em consultório médico, onde o caso será analisado e o procedimento que pode trazer os melhores resultados possíveis indicado.

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat