Fale com Dr. Maurício Carvalho no whatsapp
Subir ao topo da página

A reconstrução da mama, parcial ou total, é uma terapia cirúrgica e um procedimento de extrema relevância para a recuperação.

A reconstrução da mama tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres que passaram por tratamento cirúrgico que tenha deixado sequelas funcionais, estéticas e/ou psicológicas. A reconstrução da mama, parcial ou total, é uma terapia cirúrgica e um procedimento de extrema relevância para a recuperação.

A escolha do tipo de reconstrução deve ser feita pelo Cirurgião Plástico junto à paciente. Será levado em conta algumas informações técnicas como qual tipo de mastectomia será realizada, se a pele e a aréola com mamilo serão preservados, se terá esvaziamento axilar e quais as chances da paciente precisar realizar tratamentos complementares (quimioterapia e radioterapia). Essas informações serão somadas às características anatômicas individuais de cada paciente e com a avaliação da paciente sobre os diferentes tipos de reconstrução.
Atualmente as reconstruções mamárias trazem bons resultados e simetria. O objetivo da reconstrução é que as mamas fiquem semelhantes, o que não nos permite oferecer ou prometer que a mama reconstruída seja idêntica à outra. É importante não confundir reconstrução com cirurgia estética, pois são procedimentos muito distintos.