08 de abril de 2021

Saiba mais sobre a mamoplastia de aumento

Na imagem, uma mulher branca está com seu braço direito levantado. Com a mão esquerda ela cobre seu seio, sob ele estão marcados pontos pretos.

A mamoplastia de aumento é umas das cirurgias mais populares no Brasil e no mundo. Ela proporciona benefícios estéticos, como a correção de assimetrias e ajuste no formato dos seios. Além disso, pode melhorar o equilíbrio corporal e beneficiar a autoestima. Quer saber como essa cirurgia é realizada? No artigo a seguir você tira todas as suas dúvidas, confira:

O que é mamoplastia de aumento?

A mamoplastia de aumento é a cirurgia realizada para aumentar o tamanho das mamas através da inserção de implantes de silicone. O procedimento é indicado especialmente para as mulheres que desejam tornar os seios maiores e/ou corrigir aspectos estéticos como a assimetria mamária, flacidez ou o formato dos seios.

Tipos de prótese de silicone

Essa etapa é parte do planejamento pré-cirúrgico e deve levar em conta os aspectos físicos de cada mulher. A avaliação é feita de forma conjunta entre o cirurgião e a paciente, considerando a elasticidade da pele e expectativas com o resultado. Os tipos de próteses existentes são:

Prótese de silicone redonda

Como o próprio nome prediz, essa prótese possui forma circular, de modo a preencher todos os espaços da mama igualmente. Esse é o formato mais utilizado na mamoplastia de aumento e é indicado para quem busca preenchimento tanto na base quanto na área superior dos seios.

Prótese de silicone cônica

Em formato de cone, essa prótese concentra a maior quantidade de volume em seu centro. Devido ao seu formato, faz com que os seios aparentem ser mais empinados e projetados para frente. A prótese cônica costuma ser indicada para as mulheres que possuem o tórax mais estreito e desejam valorizar o colo.

Prótese de silicone anatômica

Esse é um tipo de prótese que se assemelha ao formato natural das mamas, possui mais volume na parte inferior, enquanto a superior é mais estreita. É indicada para mulheres que buscam aumentar os seios com naturalidade.

Como é feita a cirurgia de mamoplastia de aumento?

O passo inicial para a realização da mamoplastia de aumento é a anestesia. Ela pode ser geral ou local através de sedação, variando de acordo com a indicação e especificidades de cada caso. A seguir é feita a incisão nas mamas, que pode ser por meio periareolar (aréola), transaxilar (axilas) ou inframamária (abaixo dos seios).

A terceira etapa é a colocação dos implantes, que pode ser feita sob o músculo peitoral (submuscular) ou atrás do tecido mamário (submamária/subglandular). Essa definição varia de acordo com os resultados pretendidos após a cirurgia, como o volume e características anatômicas.

Por fim, o médico cirurgião irá posicionar o silicone e fechar as incisões. Para isso são realizadas suturas nas mamas, podem também ser utilizados colas e adesivos para auxiliar no fechamento efetivo da pele.

Pós-operatório

Para que a mamoplastia de aumento tenha mais sucesso e uma recuperação tranquila, alguns cuidados são necessários. Após a operação, é recomendada a internação da paciente por menos de 24 horas e ao retornar para casa é indicado:

  • Evitar movimentos bruscos com os braços e carregar objetos pesados, isso é essencial para boa cicatrização da área operada;
  • Utilizar sutiã cirúrgico para imobilização da mamoplastia;
  • Ao dormir, manter-se com a barriga para cima durante os primeiros 30 dias após a cirurgia;
  • Não se expor ao sol até autorização prévia de um médico.

Além desses cuidados, o cirurgião irá fazer a retirada do dreno cerca de dois dias após o procedimento, e a manutenção dos curativos. Em alguns casos, é aconselhável a realização de drenagem linfática para que os resultados sejam ainda mais satisfatórios.

É importante destacar que cada paciente se recupera de formas diferentes. Portanto, siga à risca as orientações de seu médico, somente assim é possível assegurar o sucesso da sua mamoplastia de aumento.

Cicatrizes

A mamoplastia de aumento é uma cirugia com tipos diferentes de incisões e próteses, por isso as cicatrizes podem mudar de acordo com cada operação. Os tipos mais comuns são:

  • Cicatriz inframamária: costuma medir entre 3 e 5 centímetros, é feita na área inferior da mama e fica posicionada abaixo da dobra dos seios.
  • Cicatriz areolar: essa é uma marca fina que fica ao redor da aréola.
  • Cicatriz transaxilar: posicionada na região da axila, seu tamanho varia de acordo com a prótese utilizada.

Quanto custa a mamoplastia de aumento?

O preço de uma mamoplastia de aumento varia de acordo com alguns fatores. Entre eles está o tipo de prótese escolhido e o volume de silicone. Para saber o valor aproximado de sua cirurgia, procure um médico cirurgião de confiança, ele irá avaliar as especificidades de seu caso e indicar as melhores soluções para a sua cirurgia.

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat