Fale com Dr. Maurício Carvalho no whatsapp
Subir ao topo da página

A Rinoplastia é uma cirurgia plástica feita com o objetivo de remodelar o nariz, seja com fins estéticos ou funcionais.

O nariz é uma dos atributos mais notáveis da face e exerce grande efeito na aparência. Além disso, exerce função crítica ao viabilizar a passagem do ar controlando a umidade, temperatura e pureza antes de atingir os pulmões.
A Rinoplastia é uma cirurgia plástica feita com o objetivo de remodelar o nariz, seja com fins estéticos: para mudar seu ângulo, torná-lo menor ou maior, mais fino ou mais largo, corrigir defeitos, desentortá-lo, etc; seja com fins funcionais: para corrigir funções prejudicadas, problemas respiratórios, traumas, etc. Pode-se afirmar que na maioria dos casos o paciente busca torná-lo mais harmonioso e proporcional em relação ao resto de seu rosto. Além da parte estética, esta cirurgia pode ao mesmo tempo corrigir certos problemas, como o de congestão nasal crônica, por exemplo. Isso é comum de ser observado no caso de narizes tortos que são modificados para ficarem mais retos, pois neste caso há uma alteração no canal nasal. 
Existem duas técnicas para a rinoplastia: a aberta (exorrinoplastias) ou fechada (endonasal). Na técnica aberta é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, e na parte interna de cada narina. Na técnica fechada, há incisões apenas dentro das narinas.
A anestesia pode ser a geral ou até local com sedação, caso seja usada a geral, será necessária a intubação do paciente e a respiração será auxiliada por aparelhos (apenas durante o procedimento cirúrgico). A cirurgia demora, aproximadamente, duas horas. 
A rinoplastia não deixa grandes cicatrizes na maioria dos casos, já que as incisões são feitas por dentro do nariz e na columela. A pele do local é descolada da cartilagem e do osso, é raspado e tratado pelo cirurgião. Após alcançado o efeito desejado a pele é novamente colada na estrutura. Em certos casos pode ser preciso a utilização de enxertos, para garantir um formato harmonioso do nariz. Esses têm sido cada vez mais utilizados dentro dos conceitos da rinoplastia moderna.
O paciente fica com o curativo por alguns dias e, caso tenha sido feita alguma alteração no septo, pode ser necessário a utilização de tampões. O processo de cicatrização é gradual, deve-se esperar até um ano para ver o resultado final de uma rinoplastia. No entanto, dentro de algumas semanas da cirurgia já é possível começar a desfrutar o seu novo visual.