Fale com Dr. Maurício Carvalho no whatsapp
Subir ao topo da página

A lipoenxertia é o procedimento que retira gordura e devolve volume à regiões do corpo através de enxerto.

O envelhecimento natural causa a atrofia dos tecidos moles como músculos, pele e gordura. Devido a isso, há perda de volume em regiões como as maçãs do rosto, e os ossos acabam ficando destacados sob a pele. O preenchimento com gordura do próprio corpo devolve o volume às regiões atrofiadas e rejuvenesce a pele, pois junto com o enxerto de pele vêm células-tronco que darão origem à novas células da pele.

A cirurgia de enxerto de gordura ou lipoenxertia, é o procedimento aonde a gordura é retirada por aspiração e trabalhada em um aparelho que separa a gordura do sangue, dos restos celulares e do soro, fazendo uma purificação. Após esse processo, ela é enxertada através de agulhas finas.
Nos primeiros dias é normal a ocorrência de inchaço, assim como alterações de sensibilidade e manchas roxas. O índice de reabsorção da gordura enxertada varia, ocorrendo em até três meses após a sua realização. Não se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de quatro a seis meses. Transcorrido esse período, a gordura enxertada passará a se comportar como a gordura da região receptora, e será definitiva.

Apesar de mínimas dimensões, devemos considerar que todas as cicatrizes são permanentes e terão uma evolução variável, conforme características individuais de cada paciente. A manutenção do resultado estão estreitamente relacionadas à observância dos cuidados pós-operatórios.