Fale com Dr. Maurício Carvalho no whatsapp
Subir ao topo da página

A blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora a aparência das pálpebras superiores e inferiores. A cirurgia retira tanto o excesso de pele quanto bolsas de gordura, rugas e flacidez, melhorando o contorno desta região e proporcionando um rejuvenescimento da expressão.

Assim como todo o rosto, as pálpebras são formadas por camadas de pele, músculo e gordura. A passagem do tempo, idade e os fatores ambientais, como os danos causados pelo sol, destroem a rede de sustentação da pele, que fica na derme. A pele consequentemente perde sua estrutura e elasticidade, ficando flácida. As camadas musculares também enfraquecem, que, com a perda de elasticidade da pele e os efeitos da gravidade, fazem as pálpebras ficarem flácidas e pesadas. Os depósitos de gordura normalmente dão às pálpebras um aspecto pesado. Entretanto, a gordura também diminui com o tempo e muda em resposta aos músculos flácidos e fracos, o que provoca inchaços e bolsas ao redor dos olhos.

A blefaroplastia é a cirurgia plástica que melhora a aparência das pálpebras superiores e inferiores. A cirurgia retira tanto o excesso de pele quanto bolsas de gordura, rugas e flacidez, melhorando o contorno desta região e proporcionando um rejuvenescimento da expressão.
A cirurgia estética das pálpebras pode também ser considerada funcional nos casos em que a sobra de pele da pálpebra superior está causando dificuldades visuais ao paciente.
Uma blefaroplastia dura em média de uma a duas horas, sendo costumeiramente realizada com aplicação de anestesia local ou anestesia geral. Como em todo procedimento cirúrgico, o paciente pode sentir desconforto, inchaço e apresentar hematomas, que podem ser aliviados com o uso de compressas frias e analgésicos. Os hematomas ao redor dos olhos começam a regredir em sete a quinze dias. Embora já se sinta apto a retomar atividades rotineiras em uma semana, recomenda-se evitar atividades pesadas, como a prática de exercícios ou levantamento de peso, por pelo menos duas semanas após o procedimento.

Dada a cicatrização, é necessário aguardar aproximadamente 6 meses para atingir o resultado final, porém já existem condições para o retorno ao trabalho ou mesmo às atividades sociais 03 dias após a cirurgia. O retorno das condições preexistentes a uma blefaroplastia leva alguns anos, mas não há como delimitar datas. Inúmeros fatores intervêm nesse processo. A pele e os demais tecidos das pálpebras continuam envelhecendo, mas sempre com a defasagem de quem já se submeteu a uma cirurgia anterior. Recomenda-se no pós-operatório, a realização de drenagem linfática, que propiciará uma melhor evolução pós-cirurgia. 

Na primeira semana já é possível ver os resultados, mas eles se tornam mais evidentes depois que diminui o inchaço. Após dois a três meses - e só estarão completos depois de seis meses a 1 ano. Melhores resultados aparecem quanto mais firme a pele das pálpebras estiver.