24 de setembro de 2020

Rinoplastia: Conquiste o seu nariz dos sonhos

Mulher branca de cabelos castanhos posicionada à esquerda da imagem com o rosto voltado para a direita. À sua frente, aparecem duas mãos de um médico com luvas verdes manuseando um lápis para fazer as marcações cirúrgicas necessárias em seu nariz.

Quem nunca viu defeitos no próprio nariz? Achou um pouco torto para cá, um pouco para lá, ou achou que ele poderia ser mais fino? O nariz “ideal” pode se tornar realidade, através de um procedimento chamado rinoplastia, utilizado para realizar alterações nas partes ósseas e cartilaginosas dessa região e realçar a harmonia da face. Saiba mais.

O que é Rinoplastia?

A rinoplastia é uma pequena cirurgia que, através de um descolamento da pele e raspagem de ossos e cartilagens, promove diversas alterações na estrutura do nariz. O procedimento pode ser feito com anestesia geral ou local com sedação.

Comumente, a rinoplastia é realizada para fins estéticos, afinando ou alargando, aumentando ou diminuindo as proporções do nariz para torná-lo harmônico com o restante do rosto. Contudo, não é difícil ver esta cirurgia sendo empregada para resolver problemas como desvio de septo e hipertrofia dos cornetos nasais (paredes internas do nariz que têm função de aquecer e umedecer o ar).

Além disso, algumas fraturas também podem ser tratadas com a rinoplastia, para que o nariz retome a harmonia. Em todo caso, é importante sempre consultar o seu médico para saber se você está apto para a realização do procedimento.

Como é feita a Rinoplastia?

Em um primeiro momento, o paciente será avaliado por um médico, que irá analisar as medidas do seu rosto para determinar, em paralelo às expectativas da pessoa, a forma mais adequada e segura para obter os resultados desejados.

Com o conhecimento das medidas e possibilidades do caso, o cirurgião poderá optar pela estratégia mais adequada. Desde o método que irá adotar para esculpir o nariz, até como será a anestesia (caso seja feita uma anestesia geral, o paciente ficará entubado durante o procedimento).

A rinoplastia pode ser feita através de dois procedimentos. O primeiro, mais moderno e utilizado, é a exorrinoplastia, também conhecida como “aberta”. O outro método é o endonasal, comumente chamado de “fechado”. A “aberta” leva este nome, pois a cirurgia faz cortes na parte interna do nariz, na lateral das narinas e entre elas. Já o “fechado” consiste apenas em incisões dentro das narinas.

De maneira geral, pode-se dizer que a cirurgia consiste em um descolamento dos ossos e cartilagens da pele, uma raspagem para modelamento da estrutura, como desejado, e, em seguida, uma reconexão dos tecidos.

A recuperação

Por ser uma cirurgia de pequeno porte, o paciente não fica internado por dias após a rinoplastia, apenas algumas horas (variando entre 12 e 24 horas).

Em um primeiro momento, o nariz é engessado e assim fica por uma semana. Depois, quando este material é removido, um curativo é feito e deve ser mantido também por sete dias.

Algumas manchas roxas poderão surgir na região do nariz e levam cerca de 21 dias para desaparecerem, dependendo de cada paciente. Enquanto elas estiverem presentes, é recomendado que o paciente evite a exposição ao sol.

Atividades físicas moderadas podem ser retomadas após 40 dias da operação. Já os exercícios e esportes de contato físico devem ser evitados por 4 meses, pois o nariz ainda tem estruturas frágeis que podem facilmente quebrar ou acabar lesionadas.

As mudanças pretendidas podem ser vistas logo após a cirurgia, no entanto é comum que ocorra um leve inchaço nesta região, que irá diminuir gradualmente em um período de 10 a 12 meses. Em geral, pode-se dizer que uma cirurgia que tratou da largura do nariz deixará algumas marcas nas laterais, enquanto os procedimentos que trabalharam o tamanho, terão cicatrizes na columela (região que divide as narinas).

Quem pode fazer a Rinoplastia?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, uma pessoa está apta a passar por este procedimento a partir dos 13 anos, ou quando o crescimento da região facial estiver completo. Pessoas com mais de 60 anos podem realizar a cirurgia mediante a avaliação e aprovação de um médico, que pedirá exames específicos.

Para saber mais sobre rinoplastia, agende uma avaliação!

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat