17 de março de 2022

O que são as cirurgias plásticas reparadoras – Dr. Maurício Carvalho

a imagem mostra uma mulher, vestindo um top nude, segurando uma prótese de silicone mãos. Na frente dela, outra pessoa segura uma segunda prótese de silicone.

Ao ouvirmos falar em cirurgias plásticas, é comum associarmos o termo com procedimentos estéticos que visam moldar rosto e corpo, trazendo harmonia na busca por resultados que levem ao corpo dos sonhos. Mas essa é apenas uma das ramificações do campo.

Também há um aspecto dessa especialidade médica que procura devolver a funcionalidade e aparência de certas áreas corporais: as cirurgias plásticas reparadoras. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre esse assunto!

O que são as cirurgias plásticas reparadoras?

Quando uma pessoa decide consultar com um médico para realizar uma cirurgia plástica, comumente é com o objetivo de realizar um procedimento estético que visa corrigir alguma insatisfação corporal. Mas, ao contrário de crença popular, muitos casos são motivados por um ângulo além da vaidade: a funcionalidade.

Certas pessoas possuem condições congênitas, lesões ocasionadas por certos acidentes, ou precisam finalizar uma etapa derivada de outros procedimentos cirúrgicos: situações que necessitam de uma atenção e de um trabalho realizado para devolver a aparência natural que merecem! É nesse momento em que muitas procuram um profissional capacitado para realizar uma cirurgia plástica reparadora.

Esse procedimento é importante para devolver a autoestima e bem-estar dos pacientes, o que a caracteriza como uma operação muito necessária para a manutenção da boa saúde da população. Além disso, a sua procura tem ganhado volume nos últimos anos: segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2009, apenas 27% das cirurgias plásticas tinham cunho reparador; em 2018, esse número subiu para quase 40%.


Quando uma cirurgia reparadora é indicada?

Em geral, a cirurgia plástica reparadora é indicada quando um paciente apresenta deformidades distintas, de nascimento, ou causadas por enfermidades, lesões, ou mesmo outros procedimentos cirúrgicos. O objeto delas é o de ajudar a recuperar funções que estejam comprometidas, devolvendo a naturalidade ao corpo e a autoestima ao paciente.

Quais cirurgias reparadoras são mais procuradas?

Dentro desse campo da medicina, existem uma série de técnicas e procedimentos que podem ser realizados (cada um deles com funções e objetivos diferentes). Para decidir qual é a mais adequada a cada situação, é necessário que se faça uma avaliação prévia do paciente para entender qual o quadro do mesmo. Contudo, entre as cirurgias plásticas reparadoras mais buscadas, estão as seguintes:

Pós-bariátrica

Um dos procedimentos mais procurados dentro do campo das cirurgias plásticas, está a cirurgia bariátrica, na qual o paciente encara um processo que resulta na perda de peso e, muitas vezes, ao final, existe um excesso de pele na região trabalhada.

Para lidar com essa situação, que pode ser muito incômoda, muitos pacientes recorrem a um conjunto de técnicas. Essas técnicas fazem parte de um grupo conhecido como cirurgias pós-bariátricas, e englobam procedimentos como a abdominoplastia ou a lipoaspiração, que buscam finalizar o processo de emagrecimento pelo qual o paciente passou.

Reconstrução Mamária

O câncer, por conta de todo estresse físico e emocional no corpo, é uma das patologias mais incômodas às pessoas. No caso do câncer de mamas, é comum que ocorra a mastectomia, procedimento no qual as mamas são removidas (parcialmente ou por completo).

Essa é uma situação que pode prejudicar enormemente as pessoas que a enfrentam, causando danos físicos e na autoestima. Na cirurgia de reconstrução mamária, o médico procura reestabelecer a harmonia da região através da aplicação de próteses de silicone, expansores ou até pela transferência de retalhos de tecidos.

Tratamento de Queimaduras

O tratamento de queimaduras é uma das funções mais realizadas pelos cirurgiões plásticos. Por mais que sejam comumente causadas pelo calor, há casos em que o frio, eletricidade, e produtos químicos também são os causadores dessas lesões.

Dependendo da categorização delas (1º, 2º ou 3º grau), o tratamento requerido pode variar, mas a cirurgia plástica reparadora é requerida especialmente em casos em que as queimaduras prejudicam a funcionalidade de uma região, como áreas de dobras e articulações, como pescoço, cotovelos e afins.

Onde posso realizar uma cirurgia plástica reparadora?

Por mais que elas estejam englobadas dentro do campo das cirurgias plásticas, podemos perceber o porquê de as cirurgias reparadoras compreenderem muito mais do que a questão estética tão atrelada ao campo.

Para que esse tipo de procedimento seja feito da melhor maneira, ele deve ser feito com um profissional capacitado e preparado. Agende seu horário conosco e confira o que podemos fazer para ajudá-lo na busca pelo seu corpo perfeito!

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat