15 de outubro de 2020

Cruroplastia: a cirurgia das coxas

A perna direita de uma pessoa branca está em primeiro plano, em uma inclinação de coxa. Esta pessoa pressiona a região lateral evidenciando um local com concentração de gordura.

Muitas pessoas desejam reduzir a gordura e o excesso de pele das coxas para ter pernas torneadas e firmes. Seja por estética ou pelo incômodo causado pela sobra de pele, após uma cirurgia bariátrica, a cruroplastia pode ser a realização deste desejo. Confira mais detalhes no artigo que preparamos.

O que é cruroplastia?

A cruroplastia, também chamada de “cirurgia das coxas” ou “lifting de coxas”, é um procedimento que visa promover uma modelação da região, removendo excessos de pele e de gordura. Essa ação, além de melhorar o aspecto e o formato das coxas, ainda deixa a pele mais lisa e com contornos mais harmônicos. Normalmente, esses excessos de pele são causados pela flacidez que surge com o passar do tempo, pela perda de peso ou até por conta de condições genéticas.

A cruroplastia é uma cirurgia estética, que normalmente é indicada para pessoas que possuam excesso de gordura ou flacidez nas coxas, e desejam diminuir estas características. Os resultados incluem pernas mais bonitas e uma pele mais firme.

Como é o procedimento de cruroplastia?

Para a realização da cirurgia de cruroplastia, o médico avaliará qual o método mais indicado, baseado na região que o paciente deseja alterar (interna ou externa) e o quadro de gordura e flacidez.

Nos casos em que o paciente possui uma quantidade de gordura elevada e baixa flacidez, uma lipoaspiração pode ser o suficiente. Já em quadros em que a pessoa tem uma elevada flacidez na região das coxas, um procedimento apenas com lipoaspiração pode acabar aumentando o efeito que ele deseja combater. Então, para estes indivíduos, a melhor opção é a cruroplastia.

A cirurgia é feita com anestesia geral ou intravenosa, dependendo da avaliação médica. O primeiro passo do procedimento é a realização de incisões na linha interna das virilhas e na parte interna da coxa. A região precisa de cada corte e o tamanho destes dependerá da quantidade de gordura e de pele a ser extraída.

Depois que a derme é levantada, um tubo chamado de cânula é inserido através das incisões para soltar o excesso de gordura. Os resíduos deslocados são aspirados, utilizando-se um aspirador cirúrgico ou seringa ligada à cânula.

Por fim, o cirurgião plástico fechará as incisões, através de suturas, tomando muito cuidado para que a cicatriz seja a mais fina possível. A técnica empregada vai firmar os tecidos para que se obtenha um contorno corporal mais suave e tonificado. O processo leva em torno de duas a três horas.

A cruroplastia deixa cicatrizes?

Sim, como já citado, incisões são feitas na região da virilha e nas coxas, e suturadas de maneira que as cicatrizes sejam as mais finas possíveis. Dependendo do caso, algumas cicatrizes se estendem da virilha até a região do joelho.

Estas marcas não ficarão em local tão escondido do corpo, porém, outros tratamentos podem ser feitos para que as cicatrizes diminuam de tamanho e sejam clareadas.

Como é o pós-operatório?

Após o procedimento, o paciente ficará internado por cerca de 24 horas. Depois desse período, a pessoa poderá ir para casa, onde iniciará sua recuperação, que leva de duas a três semanas.

É aconselhado que o paciente não se exponha ao sol por um período de oito semanas, e ande com passos curtos, para que a tração do movimento não se una à força da gravidade, alargando a cicatriz.

Neste período, uma malha de compressão será utilizada para firmar e deixar a região torneada. Comumente, a região apresentará um inchaço, que, com o tempo e sessões de drenagens linfáticas, vai desaparecer.

Durante a recuperação, a pessoa deve manter uma alimentação equilibrada e saudável, pois o ganho excessivo de peso pode anular os resultados da cruroplastia. Ao final do período de reabilitação, com o aval do médico, é sugerido que o paciente faça atividades físicas para preservar a perda de tecido adiposo.

Onde posso fazer a cruroplastia?

O Dr. Maurício Carvalho é especialista em cirurgias de contorno corporal, com ampla experiência na área, e está à disposição para atender você. Para agendar uma avaliação, entre em contato!

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat