04 de agosto de 2020

Cirurgias pós-bariátricas: a finalização do seu sonho

Mulher com barriga perfeita

As cirurgias pós-bariátricas são procedimentos indicados para aquelas pessoas que sofreram com a obesidade, aderiram ao procedimento bariátrico e, depois disso, ainda querem fazer algumas finalizações, como a reparação do excesso de pele e de gordura. Confira o que você precisa saber sobre o assunto!

A obesidade

A obesidade se trata de uma condição médica que ocorre quando existe o acúmulo de tecido adiposo (gordura) em excesso. Considera-se que se trata de um caso de obesidade quando o IMC do paciente é superior a 30, enquanto é avaliado como excesso de peso quando ele vai de 25 até 30. A condição de obesidade traz uma série problemas, sendo eles relacionados ao físico e ao emocional. Além de gerar esses problemas no organismo e de debilitar o desempenho em uma série de atividades do dia a dia, pode gerar a baixa autoestima e, algumas vezes, até a depressão. É importante ter em vista que nessa relação entre autoestima e obesidade, existe um ciclo vicioso, que torna mais difícil que o paciente se livre do problema. A baixa autoestima causa a frustração e a ansiedade, que podem promover a vontade de comer, gerando prazer imediato. No entanto, esse prazer é seguido pela culpa e remorso por se ter comido, podendo causar a sensação de frustração e ansiedade novamente, retornando ao início do ciclo.

Quais medidas podem ser tomadas contra essa doença?

Na luta contra a obesidade, uma série de ações podem ser tomadas. A primeira delas, que é muito importante, é relativa à autoaceitação. A pessoa que sofre dessa doença deve aceitar-se para, a partir disso, compreender as razões dos seus erros e dar novas significações para eles, podendo planejar o caminho que deverá ser seguido para sair do problema. Depois disso, algumas atitudes práticas podem ser tomadas, como a iniciativa de se ir a um médico fazer o acompanhamento. Este passo muitas vezes vem seguido de modificações na alimentação e a aderência a exercícios físicos. Para além disso, alguns procedimentos estéticos podem ajudar nessa caminhada. Um deles é a cirurgia bariátrica, que pode ser seguida de uma pós-bariátrica para fazer as finalizações no corpo.

O que é a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica, ou gastroplastia, é uma cirurgia indicada para pessoas que possuem o IMC muito elevado (superior a 40 kg/m² ou entre 35 a 40 kg/m², quando se tem comorbidades) e que, apesar de exercícios físicos, não conseguem mais reduzir o peso. A cirurgia se dá através de uma série de técnicas que têm o objetivo de reduzir o estômago dos pacientes. Essa redução resulta na perda da vontade de comer e diminui, por consequência, o peso. Muitas vezes, depois de feito este procedimento, a pele não se ajusta ao volume do corpo atual, que é bem menor do que antes. Dessa forma, o que acaba acontecendo é o excesso de pele e a flacidez, que podem ser corrigidas através de procedimentos pós-bariátricos.

A pós-bariátrica

A pós-bariátrica não é um procedimento, mas sim um conjunto de procedimento possíveis para que se faça a finalização, reparando alguns excessos de pele ou gordura que podem ter ficado do procedimento bariátrico. Entre esses excessos, é possível que o paciente da bariátrica fique com os braços flácidos, os seios achatados, com a pele do abdômen e da zona inferior das costas estendidas, ou com as coxas, virilhas e nádegas flácidas. Para resolver essas questões, o paciente, em acordo com seu médico, pode aderir às cirurgias como a abdominoplastia, mamoplastia, braquioplastia, cruroplastia, lipoaspiração e lifting facial. A intervenção cirúrgica com um ou uma combinação desses procedimentos estéticos pode melhorar a forma e o tônus da pele, além de remover excessos de gordura e a flacidez, promovendo contornos mais naturais e, além disso, uma melhora na autoestima no paciente.

Quem eu devo procurar para fazer a pós-bariátrica?

O Dr. Maurício Carvalho, de Caxias do Sul, é referência nacional cirurgias estéticas e cirurgias reparadoras e possui uma ampla experiência em procedimentos pós-bariátricos, finalizando o sonho do paciente em ter um corpo mais delgado.

Vamos realizar o seu sonho?

Clique no botão abaixo e deixe a gente cuidar da sua autoestima.

Open chat