A lipoescultura nada mais é do que a união de dois procedimentos: lipoaspiração e enxerto de gordura.

A lipoescultura nada mais é do que a união de dois procedimentos: lipoaspiração e enxerto de gordura. Realiza-se lipoaspiração nas áreas com excesso de tecido gorduroso. Esta gordura retirada, ao invés de ser descartada, é preparada em ambiente estéril e reinserida, com auxílio de cânulas, em regiões que apresentam déficit de volume. Glúteos, pernas, rosto, grandes lábios vaginais e zonas de cicatrizes são as áreas que mais se beneficiam deste procedimento.

É realizado um remodelamento corporal através da redistribuição de gordura. A gordura enxertada tem uma taxa de absorção, ou seja, parte do que é colocado de gordura acaba sendo absorvido, isso pode variar muito dependendo da área do corpo e das características de cada caso.
O procedimento dura cerca de duas a três horas dependendo da quantidade de gordura que será lipoaspirada. Pode ser realizado com anestesia geral ou bloqueio. O período de recuperação dura em média de sete a quinze dias.

Logo depois do procedimento, é recomendado usar uma cinta modeladora, que auxilia na cicatrização e faz a área operada se recuperar mais rapidamente. O prazo para voltar às atividades normais varia de acordo com o tamanho da região que sofreu intervenção, observando as orientações médicas. Outro aspecto importante no que se refere ao pós-operatório é que, se o paciente não seguir uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos, poderá voltar a ter gordura localizada. A lipoescultura não altera o metabolismo e só apresenta resultados duradouros quando serve de aliada a um estilo de vida saudável.Os resultados da lipoescultura são visíveis depois de aproximadamente três semanas, porém, o resultado definitivo apenas pode ser visto após quatro meses. No local de onde retirou-se a gordura as curvas ficam definidas e o local enxertado com gordura fica mais redondo e preenchido, aumentando o tamanho e diminuindo os sulcos.